Bem-vindo(a) a MACIKALU ON LINE, pensamos em cada detalhe com muito carinho, especialmente para você, então entre e fique à vontade!
  • Até 7 dias para devolver a sua compra!
  • Enviamos para todo o Brasil!
  • Em até 6x sem juros no cartão!
0
Seu carrinho está vazio
Bem Estar & Saúde

Técnicas Ludopedagógicas

Publicado em 27.08.2022 |
Visualizações
112 visualizações
 
TÉCNICAS LUDOPEDAGÓGICAS
 

Os jogos lúdicos ou a ludopedagogia treinam as habilidades específicas e sentidos sensoriais da criança, por meio de atividades agradáveis e prazerosas, e, sobretudo motivadoras.
 
Até os doze anos de idade, a criança está em constante desenvolvimento e as atividades aprimoram os seus recursos, mas somente são eficientes se propostas de forma agradável, envolvente e motivadora.

Os jogos lúdicos visam um plano específico e são propostos em gradativos níveis de dificuldade, com coerente programa de sua efetiva aplicação. As brincadeiras ocasionais incoerentes com o desenvolvimento físico, emocional e psíquico da criança,não representam as técnicas ludopedagógicas, apenas momentos de prazer.
 
 
brincando juntos bem estar e saude tecnicas ludopedagogicas

Seria interessante se, antes da criança iniciar aprendizagem de operações aritméticas, através de brincadeiras lúdicas, treinasse seu senso de raciocínio e sua capacidade de abstração.

Jogar com a criança, a partir de práticas visuais e verbais antes de começar nas regras da Comunicação e Expressão, também ajudaria em seu aperfeiçoamento.

Dessa forma, o aprendizado seria mais rápido e eficaz.

Os treinamentos para ouvir, aprimorar o tato, concentrar, expor com objetividade, raciocinar, e mais diversas habilidades, resultam ao sucesso do indivíduo e ao aprendizado significativo, podendo usá-las com maior êxito nas atividades onde essas habilidades são colocadas em conjunto.

A ludopedagogia visa justamente aprimorar essas habilidades específicas e se essa técnica fosse utilizada com maior frequência, em qualquer lugar, seja em casa, na escola, na empresa, já que o local de aplicação é irrelevante, não haveria tantos problemas de aprendizado.
contando dedos bem estar e saude tecnicas ludopedagogicas
Há jogos para desenvolver a atenção e a concentração; a reeducação da atenção começa com a criação do hábito de selecionar ideias a perseguir, levando a uma concentração visual externa e interna, que estimulará a concentração dos órgãos dos sentidos.

Os jogos que desenvolvem a sensibilidade tátil e a acuidade visual estimulam a imaginação e a espontaneidade, tendo uma força socializadora, libertando as emoções, desenvolvendo a autoestima, o companheirismo e a cooperação.

Além disso, existem jogos para desenvolver o paladar, a audição, a imaginação, a criatividade e a motricidade.

Os jogos lúdicos são aplicados por monitores, que não devem aparecer ou falar demais, para que não limite a atividade da criança nos jogos que estimulem a imaginação.

A criança necessita de segurança, devendo o monitor aceitá-la como é; deve ser destacada por sua participação e empenho, nunca por seu resultado.

Os jogos, além de valorizarem a capacidade sensorial e a criatividade, contribuem para um aprimoramento motor.
 
 
Daniela Valer Kagohara
Psicóloga
CRP SP - 91361

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.

Aviso Importante:

"Seja a mudança que você deseja ver no mundo" Mahatma Gandhi